O Encontro Mineiro dos Estudantes de Letras (EMEL) é um evento acadêmico-político-cultural que tem como objetivo a integração dos estudantes de Letras do estado de Minas Gerais. Organizado principalmente pelas entidades de base que compõem o Movimento Estudantil de Letras (MEL), ou seja, os Centros e Diretórios Acadêmicos, com a ajuda da Executiva Nacional dos Estudantes de Letras (ExNEL), entidade representativa sem fins lucrativos dos estudantes dos cursos de Letras de todo país, o EMEL constitui importante espaço para troca de conhecimento, aprofundamento e diversificação da produção acadêmica, reflexão política e cultural acerca das questões concernentes à área de atuação do futuro profissional de Letras.
No ano de 2008, durante o XI Encontro Mineiro dos Estudantes de Letras (EMEL), realizado em Mariana-MG pelo Diretório Acadêmico de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto, a delegação de Viçosa apresentou a proposta de realização do EMEL a acontecer no primeiro semestre do ano seguinte. O Encontro acontecerá entre os dias 18 e 21 de abril de 2009 e espera-se a participação de aproximadamente 300 pessoas, entre estudantes e profissionais de Letras de todo o estado.
Tirou-se como eixo central do evento a discussão sobre as novas abordagens semióticas e intersemióticas dos cursos de Letras. O título escolhido para o EMEL de 2009, “Aquém ou além das Letras? Novas abordagens (inter) semióticas”, visa dialogar o universo das Letras com diversas áreas de conhecimento humano, tais como: Sociedade, Política, Artes Plásticas, Teatro, Cinema, Música, Histórias em Quadrinhos, Dança, RPG, Arquitetura, Blogosfera, entre outras.