quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

A Cidade

Localizada no interior do Estado de Minas Gerais, mais precisamente na Zona da Mata Mineira, Viçosa é uma cidade pequena mas parece cidade grande. Aqui há muitos estudantes e profissionais, de vários lugares do país e do exterior - japoneses, alemães, árabes, ingleses, latino-americanos, africanos etc - que vêm continuamente à Viçosa passar um pequeno período de suas vidas e deixar parte de sua cultura.

O que também chama a atenção em Viçosa são os bares. Na maioria, são simples e encantadores, coisa que só uma cidade pequena poderia gerar. Dentre os melhores, podem-se citar os que ficam em frente às Quatro Pilastras da UFV. Também há o famoso Bar do Leão, localizado na rua Silva Pontes (mais conhecida como "Rua do Leão"), que fica lotado durante os finais de semana, ocupando até o outro lado da rua. Qualquer pessoa que venha para Viçosa e não vá a este bar, não visitou a cidade direito.

Constantemente ocorrem apresentações artísticas nos espaços de cultura da cidade. O mais conhecido é o Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino, com uma estrutura invejável, palco de diversas bandas e grupos teatrais do país e das conferências mais importantes da UFV. Outro lugar importante é a Sala Hervé Cordovil, que fica ao lado da biblioteca municipal, ambos na antiga estação de trem.

O campus da UFV está entre os mais belos do país. Ele segue padrões de universidades inglesas e norte-americanas. Nele, você pode desfrutar de lugares magníficos, como as margens da lagoa ou o Recanto das Cigarras, pra quem gosta de um lual de verdade ou de relaxar um pouco.

A diversidade étnica e cultural conferiu a esta cidade uma natureza cosmopolita que perdura no ambiente. Esse atributo, e mais a generosidade e cordialidade para com os forasteiros, talvez expliquem a imediata empatia que todos sentem pela cidade.

Ou seja, Viçosa é viciante. É Viciosa.

Para outras informações, acesse:
http://www.vicosa.mg.gov.br/

Nenhum comentário: